quarta-feira, maio 16, 2007

EUA:Harvard aprova novo curriculo em 30 anos. Em Portugal em 30 anos já mudámos quantos currículos...

A Universidade de Harvard aprovou terça-feira um novo currículo de educação geral, pela primeira vez em três décadas.O novo currículo requer que o estudante tenha cursos semestrais em sete áreas que vão desde a argumentação ética, destreza crítica, raciocínio matemático, ciências de sistemas de vida, ciências do mundo físico e "os Estados Unidos e o Mundo". Exige também um curso com a duração de um semestre focado "na cultura e na crença das sociedades humanas". Este novo currículo surge depois de anos de debate interno sobre que cursos devem ser exigidos a todos os estudantes de Harvard.
Fontes em Harvard, fundada há 370 anos para treinar ministros puritanos, disseram que os objectivos do novo currículo se centram na preparação dos estudantes para a cidadania e "para responder crítica e construtivamente à mudança e para desenvolver a compreensão dos estudantes sobre as dimensões éticas do que dizem ou fazem.

Uns, sem História, sem Cultura, desconhecedores do Mundo, acrescentem-lhes todos os disparatados epítetos habituais, levam 30 anos a mexer nos currículos. Resultado, Harvard contribui com mais ministros e líderes mundiais do que quase todas as restantes universidades juntas.

Nós, com História, Cultos. conhecedores do Mundo, acrescentem-lhes a presunção e água benta habituais, mudamos de currículos todos os anos e continuamos na cepa torta, agarrados a falsos estatutos de papel, na mão de uma casta de velhos catedráticos, de ministros e ex-ministros vindos ou a caminho da Gulbenkian, que deixaram este País nada melhor em termos de preparação para o que interessa: saber fazer, saber viver, saber conhecer, saber questionar, saber resolver, saber o que se quer, saber ir para o que se quer.

Mais palavras para quê.

Acho que na 5 de Outubro deveria existir um mura electrónico, qual quadro de cotações em Bolsa, onde índices de analfabetismo, iliteracia, abandono escolar, insucesso escolar, reprovações, etc seriam acompanhados pelo nome e fotografia dos ministros que por lá passaram, em homenagem à sua obra ao longo de 30 anos, o tempo que Harvard leva a mexer no currículo.



0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home