quinta-feira, dezembro 11, 2008

Ana Gomes, a controversa deputada demonstra aqui ser justa e saber separar a conjuntura do sentido de Estado. Gostei.

Ali Alatas: Ana Gomes lamenta morte de «grande diplomata»A eurodeputada socialista Ana Gomes lamentou hoje a morte de Ali Alatas, antigo ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros do ditador Suharto, considerando que «se perdeu um grande diplomata», amigo de Portugal e dos timorenses.
«Presto homenagem a Ali Alatas. Foi um extraordinário diplomata. Foi meu amigo, amigo de Portugal e amigo de Timor-Leste», sublinhou à agência Lusa Ana Gomes, ex-embaixadora de Portugal na Indonésia.
A eurodeputada contou que lidou muito com Ali Alatas durante os anos que viveu em Jacarta, Indonésia, e que nessa altura percebeu o quanto o antigo ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros apreciava Portugal e a herança cultural portuguesa na Indonésia.
«Ali Alatas ajudou o povo indonésio a ultrapassar o choque da perda de Timor-Leste e foi um negociador com Portugal no acordo de 05 de Maio de 1999 que permitiu que os timorenses pudessem expressar finalmente a sua opinião sobre o seu destino», frisou.
«Foi decisivo para fazer a Indonésia honrar o compromisso e honrar a escolha feita pelos timorenses. Só posso dizer que presto tributo a um grande diplomata», concluiu.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home