sábado, dezembro 06, 2008

APECOM

Ser a voz reconhecida de um sector, exige sabedoria. Implica saber congregar esforços e unir. O escolhido tem de conseguir aprofundar o que une o sector.
Para ser dirigente de uma associação representativa das agências de comunicação é preciso possuir ou desenvolver algumas características humanas: humildade, respeito, ponderação e bom senso. Com estas qualidades o resto acontece.
Recordo-me do tempo em que éramos poucos na APECOM, e que sem perdermos a individualidade, o espírito concorrencial, nos reuníamos, rotativamente, nas instalações de cada agência, dando os primeiros passos para consolidar uma profissão ainda desconhecida e pouco diferenciada. Nessas reuniões participavam os pioneiros. O Luís, o Lampreia, o Alexandre, o Almeida Fernandes, o Letria, o Matos, a Assunção, a Alda e um outro amigo cujo nome não me recordo. Eu era um principiante. Dirigia a EMIREC. Fui bem recebido e acarinhado pelos que lá andavam. Não éramos melhores, apenas diferentes. Nunca senti, como já presenciei nos últimos tempos, novos actores a provocar quem anda a trabalhar na área há muito.
Porque não concentram essa energia para conquistar clientes e a inovar?
Acho, que a bem de todos, do sector, dos clientes, dos nossos colaboradores, para unir, é chegado o momento de quem não tem aquelas qualidades de liderança e humildade apuradas ou não as consiga colocar em evidência, ao serviço do sector e de todos, seja lá qual for o motivo, que se afaste. Sair, é também um acto de sabedoria. O princípio de uma caminhada de aperfeiçoamento. Nunca é tarde.

Há que saber respeitar todos, os que iniciam e os que cá andam faz muito tempo. Há que reconhecer que o que é importante para uns, como promoção pessoal ou empresarial, não é seguido e adoptado por outros.
Por fim, sempre podemos promover-nos ou deixar que os outros o façam por nós, ainda que involuntária ou desastradamente.
Os caminhos da comunicação são diversos. O que conta são sempre os objectivos da mesma. O resto é perda de energia.
Pode ser que um dia possa voltar a participar na família desta ou de outra APECOM.
Respeitem-se, ao menos.

João Tocha
Director Geral da F5C
Consultor de Comunicação
Av. da Liberdade 230-3
937416085

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home