terça-feira, março 20, 2007

O Senhor Padre está cheio de pedalada.






Foi no Domingo, dia de sol, céu aberto, nem muito nem pouco calor, que demos início às actividades do Núcleo de BTT da Universidade Lusíada. Uma equipa de antigos alunos, de funcionários e de fornecedores, reforçada pelo Capelão da Universidade e a sua Irmã( especialstas em BTT), lá se aventurou no passeio e na maratona.
Foram umas horas de puro prazer, numa paisagem agradável.
A nossa amiga, seguindo as instruções do Padre Ismael, o mano, ganhou o primeiro lugar feminino da prova.
No final, foram os comes e bebes, as rifas, e a boa disposição.
O Padre Ismael, um jovem desportista, que concilia as missas, na célebre Capela do Rato, na Igreja do Rato e na Capela da Universidade Lusíada, com a gestão de uma residência para jovens univesitários, junto ao jardim da Estrela, consegue ainda arranjar tempo para praticar desporto e conviver.
Há muito que não encontrava um Padre jovem. O último que conheci foi o padre Câmara, das Achadas da Cruz, no Porto Moniz, Madeira, já contava, na altura, com quase 60 anos. Este tinha sempre uma garrafinha de vinho Madeira e bolo de mel para oferecer quando o visitávamos e muitas histórias para contar.Por vezes brincava com o modo como alguns fiéis recebiam a hóstia: era o tamanho da língua deles e delas, eram os que quase lhe engoliam os dedos, etc. Para dormir mais um pouco e não ter de se levantar, o jovem padre das Achadas, amarrou uma corda ao sino, directamente da cama. Era um padre bem disposto e que gostava de viajar.