quinta-feira, fevereiro 19, 2009

União Europeia. Eurodeputados portugueses lançam petição contra a corrupção. Uma iniciativa louvável.Indispensável. Saudável para a Aldeia Global.



Ana Gomes (PS) e José Ribeiro e Castro (CDS-PP) fazem parte de um grupo de deputados europeus que lança quarta-feira, em Bruxelas, através de uma página da Internet, uma petição para lutar contra a corrupção. A petição insta a Comissão Europeia e os Estados-membros da União Europeia (UE) a propor legislação e mecanismos de combate à corrupção, em particular nas relações com países em vias de desenvolvimento.

Segundo este grupo de eurodeputados, a corrupção ao mais alto nível "reduz a capacidade de muitos estados para garantir serviços básicos às suas populações", como o direito à alimentação, habitação, saúde e educação. Em África, por exemplo, os Estados perdem anualmente cerca de 25 por cento do PIB devido à corrupção, Segundo este grupo de eurodeputados, a corrupção ao mais alto nível "reduz a capacidade de muitos estados para garantir serviços básicos às suas populações", como o direito à alimentação, habitação, saúde e educação. Em África, por exemplo, os Estados perdem anualmente cerca de 25 por cento do PIB devido à corrupção, é sublinhado no comunicado de imprensa com o anúncio da iniciativa.



E por mais que nos custe no imediato, em tempos de crise, onde a chegada de liquidez é saudada, desejada, talvez seja bom para Portugal indagar sobre a proveniência, acerca da gestação de algumas fortunas que aportam à nossa economia.
Mais do que denunciar para o passado talvez seja melhor criar um crivo de maior transparência para perceber qual a origem dos fluxos financeiros que se investem na banca, nas grandes empresas portuguesas, no sector da comunicação social.
Perderemos no curto prazo, mas ganharemos a médio e longo prazo.
Até porque já vimos que a bola de neve vai ter derreter e a enxurrada levará atrás muitas economias, cá e lá.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home