segunda-feira, dezembro 24, 2007

A memória dos homens. A sinceridade das crianças.


Férias de Natal, festas na escola do João. Este ano fui a duas. A da nova Escola e a do Ramalhão, a escola antiga, onde o João foi ver os amiguinhos e antigos colegas a representar. Uma festa, com a família, os professores, as freiras e a criançada.

Na hora do lanche o João brincava com a Carolina, com a Beatriz, feliz, quando vejo o António a chegar com os irmãos e os pais.

Fico contente e cumprimento o António, os pais.

O António foi o coleguinha de cresche do João. Brincavam muito os dois. Iam a casa um do outro. Só falavam um no outro.

Chamei o João e disse-lhe que o António estava ali. E nada. Levei o António ao pé do João, e nada. Disse-lhes que eram os dois grandes amigos. Nada. Ambos, com a sinceridade das crianças, disseram que não se lembravam um do outro e seguiram as suas brincadeiras com os novos amigos. O João, que foi de propósito à antiga escola para ver as suas amiguinhas a representarem na peça de Natal, já não reconhecia o inseparável António.

Ocorreu-me como a memória dos adultos por vezes é como a das crianças. E triste daqueles que como eu se esquecem desse fenómeno humano.

Foi um choque que me trouxe à realidade. Só que os adultos não são sinceros como as crianças.

O João e o António fizeram-me lembrar algo de muito importante sobre a natureza humana.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home