sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Tenho saudades do António Variações. Ousado, provocador, ímpar.

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Há raiva em Angola.

Há raiva em Luanda. Morreram 83 crianças. Não pode ser. Não acredito que um dos países mais ricos, em que a economia mais cresce a nível mundial, o oásis, tenha raiva.
Morreram já 83 crianças com raiva em Angola.
E as outras que morrem de fome todos os dias em Angola. Quantas são?
Pergunto-me:
Quais as causas que propiciam o eclodir de surtos de raiva? E de fome? E de cólera?
Alguém sabe?

Compromisso Portugal e afins

Onde andam aqueles entendidos, competentíssimos, que afirmavam que se devia importar a ética dos negócios, da alta-finança, da gestão empresarial para os o Negócios do Estado?
Todos os dias leio nos jornais oe vejo nas televisões os grandes exemplos dados por esses esforçados empresários e gestores de topo.
Geriram sempre bem. E o que seria se eles tivessem todos as mãos nos dinheiros públicos?
Onde andam esses gestores, tocados pela divina providência, que desbarataram e desbaratam os dinheiros de empresas, accionistas, depositantes e que agora ainda têm o desplante de pedir que o erário público lhes dê mais dinheiro.
A curva de esquecimento humana é de poucos dias.

O meu filho mudou de clube de futebol. E eu não percebia porquê.

Um dia destes o João informa que vai praticar futebol. Depois do hóquei em patins e da natação vinha agora o desporto rei. Tudo bem.
Até que chega o momento dos treinos e sou novamente informado que tenho de comprar equipamento do Sporting para os treinos.
_ Do Sporting? (Perguntei eu, estranhando a escolha.)
_Sim.

Andei uns dias baralhado e a pensar em como abordar a questão até que voltei a investir no tema.
_ Mas tu não és do Futebol Clube do Porto...
Pensei comigo que talvez houvesse alguma pressão na escola pelo facto de ele ser do FCP. E preparava-me para dizer-lhe que devia manter as suas convicções e escolhas independentemente dos colegas. (Esclareço que sou sportinguista, não doente nem militante.)
Pergunto-lhe novamente sobre a razão da mudança, e a resposta vem pronta:
_ O FCP compra árbitros, pelo que eu não quero ser mais desse clube.
E o assunto ficou arrumado.
Perante estas razões e argumentos de princípio calei-me. Nada a dizer.
Ainda bem que nunca interferi com as questões clubísticas do João.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Hoje deparei-me com vacas à solta junto ao Autódromo do Estoril e CascaisShopping.



Já ali vi cavalos, burros, ovelhas. Nunca vi nenhum GNR.
Falo da via que passa frente ao CascaisShopping e ao Autódromo, das vias secundárias que rodeiam Alcabideche e aqueles empreendimentos, locais próximos de alguns dos condomínios residenciais e de escritórios mais luxuosos de Lisboa:Patino, Penha Longa, Beloura.
Desta vez, ia a caminho de Lisboa, quando de repente reparo, na via e na berma, soltas, serenas, sem guardador, vacas em trânsito.
Somos um país assim.
Faz algum tempo, nos Estados Unidos, se um animal doméstico se perdia ou estava abandonado era o cabo dos trabalhos para os seus donos.
Melhor que isto só um Camelo com placas publicitárias do Conde Barão no lombo a correr esbaforido, finais dos anos 80, frente ao Cais do Sodré.

E se jogassem à bola. Fizessem espectáculo e não estragassem o sector.

Por dever de ofício tenho acompanhado o que se passa no futebol da Liga. Quando cheguei descobri uns senhores "ditos assessores de comunicação" ou "directores de comunicação"que se substituem aos jogadores, aos dirigentes, que incendeiam as emoções dos adeptos, que se colam à sua imagem e que fazem tudo menos defender as marcas dos clubes que lhes pagam os ordenados. Transformam-se em vedetas de novela, dentro e fora dos estádios, não contribuindo para afirmar a boa imagem dos seus dirigentes, dos clubes e do futebol. Dão entrevistas, escrevem umas páginas quebrando o sigilo profissional e a ética revelando assuntos internos das instituições por onde passam, andam nas revistas do coração e na manhã da tv. Eles a aparecer e a imagem dos clubes e do sector estava a atolar-se em desconfianças, acusações, boçalidade, etc.
É tempo de mudar.
Vai para três anos que venho observando a comunicação dos clubes. Uma excepção, a forma como o Porto projecta a sua imagem e faz a comunicação. Sinto que é algo interno, que foi consolidado ao longo dos tempos, que tem a ver com uma cultura organizativa muito forte. Não concordo sempre com o que o Porto fez e faz, mas é do melhor que se faz no futebol.

Quanto aos recém-chegados e os outros, por favor, estudem, pratiquem, sejam humildes e profissionais e não estraguem a imagem dos clubes e do futebol.
Conselho nº 1 : deixem de tratar os adeptos como anormais.
Conselho nº2: dignifiquem a imagem dos clubes e dos dirigentes.
Conselho nº3: dignifiquem-se a sí próprios.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Sê redondo e não temas pontos de vista.

Há verdades tão pequenas que para serem vistas têm de ser ampliadas por mentiras muito grandes.



Aumentámos o raio de uma verdade 4 vezes, depois multiplicámo-lo por 2 PI e obtivemos o perímetro de uma grande mentira.


Vi um cão debruçado sobre um jornal e pareceu-me que soletrava. Aproximei-me. Rosnava repetidamente entre dentes:"Ah cães!"

Estive a citar Dimíter Ánguelov, in Codigo Evidente, que amavelmente, nos idos de 91, Agostinho da Silva me ofereceu. Que saudades eu tenho do meu amigo e mestre Agostinho, das nossas conversas na Travessa do Abarracamento de Peniche, ao Príncipe Real.

União Europeia. Eurodeputados portugueses lançam petição contra a corrupção. Uma iniciativa louvável.Indispensável. Saudável para a Aldeia Global.



Ana Gomes (PS) e José Ribeiro e Castro (CDS-PP) fazem parte de um grupo de deputados europeus que lança quarta-feira, em Bruxelas, através de uma página da Internet, uma petição para lutar contra a corrupção. A petição insta a Comissão Europeia e os Estados-membros da União Europeia (UE) a propor legislação e mecanismos de combate à corrupção, em particular nas relações com países em vias de desenvolvimento.

Segundo este grupo de eurodeputados, a corrupção ao mais alto nível "reduz a capacidade de muitos estados para garantir serviços básicos às suas populações", como o direito à alimentação, habitação, saúde e educação. Em África, por exemplo, os Estados perdem anualmente cerca de 25 por cento do PIB devido à corrupção, Segundo este grupo de eurodeputados, a corrupção ao mais alto nível "reduz a capacidade de muitos estados para garantir serviços básicos às suas populações", como o direito à alimentação, habitação, saúde e educação. Em África, por exemplo, os Estados perdem anualmente cerca de 25 por cento do PIB devido à corrupção, é sublinhado no comunicado de imprensa com o anúncio da iniciativa.



E por mais que nos custe no imediato, em tempos de crise, onde a chegada de liquidez é saudada, desejada, talvez seja bom para Portugal indagar sobre a proveniência, acerca da gestação de algumas fortunas que aportam à nossa economia.
Mais do que denunciar para o passado talvez seja melhor criar um crivo de maior transparência para perceber qual a origem dos fluxos financeiros que se investem na banca, nas grandes empresas portuguesas, no sector da comunicação social.
Perderemos no curto prazo, mas ganharemos a médio e longo prazo.
Até porque já vimos que a bola de neve vai ter derreter e a enxurrada levará atrás muitas economias, cá e lá.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Código Evidente Dimíter Ánguelov

Para ele era alarmante: deitava-se para o lado esquerdo e acordava virado para o direito. Expliquei-lhe à guisa de psicanálise que apesar de se dizer de esquerda no fundo era de direita. Mas claro, a ciência não explicava tudo: quando Goethe, já ancião, se apaixonou por uma adolescente surgiu-lhe o acne juvenil!

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Ainda nos admiramos porque há tantas guerras... Com este tipo de irracionalidade está tudo explicado.

Casal ganha euromilhões mas a partilha do prémio decide-se em tribunal
Namorados de Barcelos desavindos há dois anos por causa do Euromilhões
00h30m
DENISA SOUSA
Podiam ter uma vida milionária, mas são a prova de como o dinheiro pode mudar a vida para pior. Um casal de namorados de Barcelos ganhou o Euromilhões e digladia-se, há dois anos, pelos 15 milhões de euros em tribunal.

A verba, que daria para viver faustosamente, está bloqueada numa conta comum, por ordem do Tribunal de Lisboa, depois de os namorados, ambos na casa dos 22 anos, terem terminado a relação, movidos por desentendimentos quanto à propriedade legítima do dinheiro.



In JN de 11 de Fevereiro

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Há músicas assim.

Talvez, o melhor restaurante japonês que conheci.



Recordo os tempos em que na Rua das Trinas saboreava as suas obras de arte gastronómica. Bastava-me, algumas vezes, sentar-me frente ao Mestre japonês e esperar. Ele ia fazendo a comida que colocava com o seu sorriso no meu prato ou entregava na minha mão. Era um barracão sem luxos, recordo as noites em que chovia copiosamente, dentro também, mas era esse ambiente que lhe dava um toque especial. Ali convivi com amigos. Revi e reforcei amizades. Depois vieram outros restaurantes, mais sofisticados. Em Sete Rios, recentemente em Carnaxide. De comum apenas o sorriso e a arte de Takashi Yoshitake. Ele partiu para o Oriente Eterno. faz alguns dias, em Janeiro. Só ontem, a meio de uma reunião, no Algarve, recebi a notícia," o nosso amigo partiu...".
Obrigado Mestre. Em todos os Aya vivi momentos de amizade especiais.

domingo, fevereiro 08, 2009

Um bocado de pressão até dá pica.

Não interessa o que são, nem quantos eram ou quantos são. Mas isto foi escrito e dito com muito sentimento. Tomar Partido, Ary dos Santos.

Eles diziam coisas que davam que pensar. Que dão que pensar. Desajeitados, engraçados, incisivos, inoportunos, como eles próprios.

Onde andam os galos? Só vejo galifões... e outros ões

Arranja-me um... pode ser na tua empresa.

Eles andam por aí...

sábado, fevereiro 07, 2009

Emprego. Saúde. Felicidade. Dignidade. Decência. Liberdades. Respeito. Responsabilidade.

Este são os temas de hoje e do futuro. Tudo regressa à essência de onde nunca devia ter saído: a dignidade da pessoa humana, o respeito pelo próximo e por nós. O foco nos lucros, pelos lucros, acaba na situação em que vivemos.
E agora? Como desatar o nó deste problema?
Com a reconquista da dignidade, à escala planetária, de cada pessoa, esteja ela onde estiver, desde que é ser até ao momento em que nos vergamos à sua memória.
Tem de deixar de existir este tempo que permite o sofrimento e morte por causa da fome, da privação das liberdades e pela ambição desmedida dos homens.
Temos de voltar a unir forças pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Temos de responder à chamada, em todo o Mundo, nós que ainda gozamos de uma parcela significativa e abundante de liberdades. É a nossa responsabilidade e consciência, de homens livres e de bons costumes, que o obriga.
Não podemos permitir que "alguém nasça para ser escravo ou mendigo".

Ninguem nasce para ser escravo ou mendigo. D. Helder da Câmara

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Luca. Vá lá. A não perder.



Finalmente encontrei um restaurante agradável, com bom ambiente, gente gira, e com comida boa e diferente.
A não perder.

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

O mau tempo continua. Na Casa Branca.

Quero eu dizer.

Quando outros dizem tudo, bem e melhor do que nós, basta ouvi-los.

Até porque os tempos são de ouvir, mais do que de falar.

CARREIRISMO

Atenção! Atenção! Chamada geral.